terça-feira, 26 de julho de 2016

VERSÃO DE ORÇAMENTO

Visando a integridade das tabelas oficiais de serviços de engenharia no banco de dados do SISPLO®, definimos que o usuário do programa não pode modificar dados oficiais. Isso é excelente para a empresa ou órgão público por que o sistema opera em uma rede de computadores ou em nuvem, onde vários acessos são feitos,  mas o gestor estará seguro que não haverá modificações nos catálogos de serviços de engenharia e nem mesmo nos preços oficiais importados. Se for necessário orçar um a obra com uma referência de preços anterior, basta modificar na tela de identificação da planilha a tabela e a referencia pretendidas e tudo acontecerá, porém em nenhuma hipótese alguém modificará dados nos catálogos oficiais do sistema, estando no ambiente raiz.

Mas essa não é a realidade da empresa privada. Além de ajustes na taxa de BDI e mesmo em algumas rubricas dos Encargos Sociais,  onde expõe a sua contribuição para evitar desperdícios e obter melhor competitividade, a empresa  privada não pode prescindir da possibilidade fazer ajustes na estrutura das composições de preço, por que, muitas vezes, somente assim é que consegue alinhar o orçamento à sua realidade.

Considerando de um lado a necessidade de integridade de dados que nos levou a bloquear mudanças nos catálogos de composições de preço no ambiente raiz, e de outro, a necessidade do cliente empresa privada, de modificar dados para competir em certames licitatórios, nós criamos o conceito de Versão de Orçamento.

Desse  modo, os orçamentos serão elaborados sempre no ambiente raiz, utilizando todas as ferramentas e facilidades do programa.  Nesse primeiro momento, você importa orçamentos a partir de planilha Excel e codifica os registros não codificados no evento de importação. Orçamentos, quase sempre,  tem serviços específicos, cujas composições não existem no seu banco de dados, ainda que você utilize composições de várias fontes, como é comum a usuários do programa SISPLO®.  Nesse caso, para os serviços que podem eventualmente ser utilizados em orçamentos futuros, você deve criar as composições no ambiente raiz e assim, ampliar a quantidade de composições do banco de dados; porém, para aqueles serviços específicos que não tem perspectivas de uso em orçamentos futuros,  deixe para criar as composições somente na versão do orçamento. Não permita inchar o seu banco de dados oficial com composições específicas que servem apenas a um orçamento. Essas, repito, crie na Versão do Orçamento.


A versão é uma copia fiel de um orçamento, porém ela fica em ambiente onde você pode alterar preços e índices de composições, e pode ainda incluir ou excluir suprimentos nas composições, criar novas composições, criar novos suprimentos, utilizar comandos de ajuste geral de preços, enfim.  Na versão do orçamento você pode mudar a referência das tabelas utilizadas, bem como a prioridade entre elas para efeito de cálculo do orçamento, conforme quadro a seguir.


















Na Versão do Orçamento você pode utilizar o comando Compor e assim,  criar aquelas composições de instalação específicas do orçamento que não existem em bancos de dados oficiais. Os comandos marcados em amarelo na parte superior do recorte acima, são “Gerar Versão” e “Realinhar”. Esse último está inabilitado. Na versão, eles cedem lugar para dois outros comandos igualmente importantes, que são ”Sincronizar” através do qual o sistema tenta igualar o valor da coluna “preço” ao calor da coluna “referência”, modificando o consumo de mão de obra nas composições,  e o comando “Realinhar” através do qual o programa tenta atingir um preço final de orçamento definido por você.   Enfim, todas as funções disponíveis no SISPLO® para lhe ajudar a elaborar e “fechar” um orçamento, estarão disponíveis na Versão do Orçamento.


A diferença fundamental entre operar um orçamento no ambiente raiz ou principal e operar esse mesmo orçamento em uma versão, é que, para orçamentos no ambiente raiz, se você modificar a referência de uma tabela oficial, o programa vai tratar as composições  com os índices de consumo e os preços dos suprimentos vigentes naquela referência, e se na versão do orçamento você mudar a referência de uma tabela, o programa tratará, para aquela referência, apenas os preços dos suprimentos.  Na versão de um orçamento, as mudanças em composições de preço só serão feitas manualmente ou através dos comandos sincronizar e realinhar, que são habilitados apenas para a versão do orçamento.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário